A superioridade ilusória

Por Lady Sybylla 16 de abril de 2012 Editar postagem
Ele se acha
Todos nós, bons, maus ou indiferentes temos nossas qualidades e nossos defeitos. Infelizmente, não é todo mundo que encara isso como parte da vida, existem aqueles que enaltecem tanto as partes boas de si próprio que acabam arrogantes e metidos, gente que gosta de contar vantagem e que no final não são aquilo tudo que propagam. Pessoas assim são como um tambor: apesar do barulho que fazem, estão vazias e isso é um risco para si e para os outros no apocalipse.

Siga a Sybylla no Twitter - @Sybylla_



A chamada "superioridade ilusória" mostra que muita gente se acha superior em alguma coisa e isso a coloca num patamar acima das outras pessoas. E esse é um efeito comum. Podemos vê-lo nas escolas, no trabalho, na televisão, nos esportes, quando alguém coloca a si próprio em um nível mais alto que o nível dos demais, sendo que ela não tem mérito para isso.

Leia também: 


No entanto, a realidade mostra que quando essas qualidades precisam ser postas em prática, elas demonstram uma incapacidade de mostrá-las, pois não as possuem. Alguém que em seu currículo escreve ser fluente em inglês e na hora da prática da conversação não solta nem um 'the books is on the table', sofre dessa superioridade ilusória e a decepção é quase sempre devastadora.

Por isso recomendamos com bastante frequência que você ou alguém do grupo NÃO tentem improvisar em situações que exijam um conhecimento que vocês não tenham, pois isso pode levar à sua morte, à morte dos outros e se não causar a morte de alguém, pode derrubar a moral do grupo que precisará de união e coesão para sobreviver. O maior inimigo em uma situação adversa é sempre você mesmo.

Por isso, reconheça suas limitações e trabalhe para superá-las, mas nunca se coloque em um patamar acima dos outros que podem ter qualidades que você não tem. Pode ser que precise delas. Até mais!
Feed Delicious Digg Facebook Twitter Orkut
  • Leia o artigo antes de chegar aqui.
  • Comentários com críticas construtivas, elogios e sugestões sempre são bem vindos. Mas educação é bom e aqui também é necessário. Se você não concorda com alguma coisa, saiba como fazê-lo.
  • NÃO ESCREVA EM CAIXA-ALTA.
  • Não coloque o link do seu blog dentro do comentário ou qualquer outro link, pois ele será editado ou apagado.
  • Os autores se reservam do direito de excluir comentários ofensivos, com palavrões, spam ou anônimos e de editá-los sem nenhum aviso prévio.
  • Não escreva em internetês, com miguxês ou com erros bizarros de Português.
  • Seja o primeiro a comentar!

    Postar um comentário

    ATENÇÃO, HUNTER!


    Para que a interação no blog seja a melhor possível, tenha em mente as seguintes regras:
    - Não poste como anônimo, pois seu comentário será EXCLUÍDO. Logue-se em algum sistema ou deixe nome e URL, que pode ser o seu Twitter;
    - Não ofenda, não use palavras de baixo calão, não escreva com miguxês, internetês e similares. Escreve no bom Português;
    - Isso aqui não é uma Democracia nem a casa da mãe Joana, pois comentários que estejam fora do assunto do blog, que venha com links, spam ou qualquer outra coisa que não esteja nos conformes, será EXCLUÍDO;
    - Não deixe seus links aqui. Isso não é página de recados;
    - Nossas postagens estão protegidas, leia a nossa Licença;


    Obrigada!